Nomofobia, descubra o que é

Você sabe o que é Nomofobia ? Como reduzir o vício em celular? Bom, este texto poderia ser só sobre as vantagens do celular em nossas vidas. Mas, na verdade, a intenção é falar que tudo que é demais, pode gerar problemas. E, nesse caso, a palavra da vez é nomofobia.

O uso cada vez mais recorrente de celular, seja por mero lazer ou para trabalho, tem se tornado uma dependência digital, em que ficar sem o aparelho atrapalha o humor, a produtividade e a sua vida pessoal.

Talvez você nunca ouviu falar desse nome um tanto quanto estranho, mas a nomofobia é uma realidade. Trata-se de uma patologia moderna. O termo tem origem do inglês e significa “no mobile phone” mais o termo grego “fobia”. Não precisa do Google Translate para entender que sua tradução livre é “medo de não ter um telefone celular”, não é?

O significado é direto quanto a seu conceito: é uma doença que acomete pessoas que não sabem ficar sem smartphone em seu dia. E mais que isso, adquirem sintomas por simplesmente estar sem o aparelho.

Parece um pouco exagerado dizer que o uso frequente de celular pode causar uma dependência digital, até porque muita gente usa mais o smartphone do que deveria. Mas não é o que pensa algumas instituições de saúde.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, enxerga qualquer dependência, ou adicção, como doença. Talvez não fique claro a gravidade logo de cara, mas quando se fala de sintomas, inclui-se aquelas que desencadeiam a depressão. Gostou da dica?

Compartilhe esse conteúdo

LinkedIn
Twitter
Facebook

Posts relacionados

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?