Em excesso sim!
Esses compostos são artificiais e não são encontrados naturalmente na natureza. Isso significa que seu corpo não está acostumado a processá-lo. Ingredientes como corantes, adoçantes, aromatizantes, acidulantes entre outros trazem uma série de problemas de saúde, desde a interrupção da função hormonal, a hiperatividade em crianças, até a produção de tumores em estudos com animais.
Um estudo na Alternative Therapies descobriu que nosso sistema imunológico tenta defender o corpo desses sintéticos, que ativam a cascata inflamatória.
Outro estudo realizado por pesquisadores da Georgia State University descobriu que aditivos como agentes emulsionantes usados para engrossar alimentos podem prejudicar a composição bacteriana do intestino, levando à inflamação e ganho de peso em animais.
Um estudo de 2014 publicado na revista Nature descobriu que o consumo de adoçantes artificiais em ratos e seres humanos aumenta o risco de intolerância à glicose, alterando o nosso microbioma intestinal. Também foi descoberto um aumento nas bactérias intestinais ruins que foram previamente associadas ao diabetes tipo 2.
A diferença entre o remédio e o veneno, é sempre a dose!
Confira também nossa live sobre “A maioria das doenças começam no intestino – Dra. Andréia Mombach e Fernando Beteti”