Conceito De Naturopatia

Sistema de saúde que tem suas raízes em práticas naturais , ganha destaque mundialmente como uma abordagem complementar eficaz para promover o bem-estar e tratar uma variedade de condições de saúde. Fundamentada na prevenção e tratamento de doenças por meio de um estilo de vida saudável, na abordagem integral da pessoa e na utilização da capacidade de cura inata do corpo, a Naturopatia enfoca a descoberta das causas subjacentes das doenças, não apenas no tratamento dos sintomas (National Center for Complementary and Integrative Health, NCCIH).

Originada nos Estados Unidos no início do século XX, a Naturopatia evoluiu a partir de uma combinação de práticas europeias do século XIX, tornando-se um sistema médico reconhecido internacionalmente. Os profissionais naturopatas são procurados por pessoas que buscam cuidados primários, bem-estar geral e tratamento de doenças, oferecendo uma variedade de abordagens terapêuticas, desde mudanças na dieta e no estilo de vida até terapias com intervenções de tecnologias e psicoterapia e comportamento (NCCIH).

Hoje em dia, a sociedade reconhece a importância de uma abordagem integrativa da saúde, combinando técnicas da medicina científica com métodos tradicionais, como os oferecidos pela Naturopatia, para restabelecer a qualidade de vida das pessoas. Profissionais naturopatas são essenciais para essa simbiose, exigindo formação de qualidade e uma visão ampla e integradora (NCCIH).

A história da Naturopatia remonta séculos atrás, com seus princípios originados na Alemanha e na Europa nos séculos XVI e XVII. Embora tenha se consolidado principalmente na América do Norte, a Naturopatia é reconhecida como um sistema de saúde que incorpora práticas tradicionais de cada país, reunindo uma variedade de abordagens terapêuticas (NCCIH).

No Brasil, o bacharelado em Naturologia surgiu em 1998 como um sinônimo de Naturopatia, com o reconhecimento de quatorze cursos superiores autorizados pelo Ministério da Educação. Com bases nos princípios hipocráticos, a Naturopatia compartilha a visão de que a natureza possui um poder de cura intrínseco, contribuindo para um pensamento integral sobre a saúde e o corpo humano (NCCIH).

Em todo o mundo pessoas estão consultando cada vez mais profissionais naturopatas para melhorar o bem-estar, para queixas de saúde comuns e condições crônicas graves .A Organização Mundial da Saúde recomendou o uso combinado de técnicas da medicina natural e científica e de métodos tradicionais, que têm apresentado resultados cada vez mais sólidos no restabelecimento da qualidade de vida das pessoas. (Dunn et al. BMC Complementary Medicine and Therapies)

Segundo a World Naturopathic Federation (2017)1, os princípios orientadores da prática naturopática incluem 7 princípios:

  1. Poder de Cura da Natureza (vis medicatrix naturae): visa fortalecer o poder de restabelecimento da saúde presente em cada indivíduo e organismo.
  2. Tratar a pessoa de forma integral (tolle totum): por meio de um tratamento individualizado, considerando fatores físicos, mentais, emocionais, genéticos, ambientais, histórico-culturais e sociais, dentre outros, que contribuem para o processo vida-saúde-doença (elementos da abordagem integral e sistêmica);
  3. Tratar as Causas (tolle causam): ao invés de simplesmente suprimir os sintomas;
  4. Primeiro, não fazer mal (primum non nocere): por meio do uso de métodos e substâncias que minimizem o risco de efeitos secundários prejudiciais, bem como do uso da menor força necessária para avaliar e tratar;
  5. O naturopata como mestre (docere): compartilhando conhecimentos com os indivíduos sobre um estilo, modo e condição de vida saudáveis e fazendo com que tenham autonomia e responsabilidade sob sua própria saúde, além de motivar para o autoconhecimento, autorreflexão e autocuidado;
  6. Promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças: atuando como agente promotor de mudança de estilo, modo e condição de vida;
  7. Proporcionar Bem-estar: independente da condição do indivíduo, proporcionar bem-estar por meio da abordagem do profissional e suas técnicas terapêuticas.

Compartilhe esse conteúdo

LinkedIn
Twitter
Facebook

Posts relacionados

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?